Brasil, 26 de Julho de 2014

Barra e Pedra de Guaratiba

Tamanho da letra
botao diminuir fonte botao aumentar fonte

Mapa da Região: 
Barra e Pedra de Guaratiba

Que tal um passeio à Pedra e à Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio? É um programa que muitos cariocas fazem nos fins de semana, depois de pegar uma praia no Recreio dos Bandeirantes, Grumari ou Prainha.
A cerca de 50 km do centro do Rio, Barra e Pedra de Guaratiba ficam uma ao lado da outra, com vários e bons restaurantes especializados em frutos do mar: o Tia Palmira, o do Bira (filho da Tia Palmira que partiu para “vôo solo”), o Cândido’s e o estrelado 476, para citar alguns. A viagem é longa, mas os prazeres da mesa compensam.

Chico Junior
restaurantetiapalmira
Tia Palmira: banquete de frutos do mar

No Tia Palmira o cliente é apresentado a um verdadeiro banquete de frutos do mar. O preço é único e os pratos vão sendo colocados à mesa, para deleite dos fregueses. Caldinho de peixe e de sururu, camarões fritos, pastéis e bolinhos de peixe e de camarão, mexilhões, arroz de frutos do mar, bobó de camarão, vatapá, moquecas, peixe em posta, filé de peixe! É comer até se fartar. De sobremesa, vários tipos de doces caseiros.

Bira

Chico Junior
restaurantedobira
Bira: bela comida com linda vista

O Bira, um dos filhos da Tia Palmira, informa que tem um cuidado todo especial ao escolher seus pescados. “Os camarões, por exemplo, vêm da Ilha Grande”, diz. E a maior parte dos peixes é trazida por pescadores da região e entregue ao restaurante, bem frescos. Uma boa pedida é o arroz com frutos do mar, imperdível. E o que é melhor: um prato serve até três pessoas. Para começar, peça pastéis de camarão ou de siri.
O Restaurante do Bira está instalado num lugar muito charmoso, cercado de verde, estilo rústico e com uma bela vista para a Restinga da Marambaia.

476

Ricardo Pimentel
476
A famosa moqueca do 476

O 476 foi uma casa de pescadores e hoje é um restaurante muito procurado por quem aprecia frutos do mar. É aconchegante, bucólico, romântico e tem vista para a Restinga da Marambaia, que também pode ser contemplada do píer, logo em frente.
Entre as pedidas para a entrada está a casquinha de siri, servida em pratinho fundo em vez do casquinho, e os picles no agridoce. Para o prato principal, o cardápio variado das moquecas 476 - de peixe, camarão, polvo, lula, mista (peixe com camarão) ou frutos do mar (que inclui todos os mencionados). As porções são individuais e vêm acompanhadas de arroz, acaçá, farofa amarela e frutas da época. O segredo das receitas, segundo Murienne, chef e proprietária, é o carinho com que são feitas, tradição que passou de mãe para filha, desde a bisavó. A alagoana se orgulha das criações gastronômicas serem apreciadas antes por familiares e amigos, para depois integrarem o cardápio da casa. Pratos como a posta de peixe com molho de camarão e a moqueca capixaba, que ela foi aprender no Espírito Santo para manter a autenticidade, também são muito pedidos e servidos para dois.
Entre as sobremesas, todas feitas na casa, as que mais se destacam são as crocantes; de abacaxi, feita com açúcar cristal no maçarico, de banana e de maçã, as três servidas com sorvete de creme. Uma delícia!
Abre somente para almoço, de quarta a domingo, das 11h às 18h.

Endereços e telefone
Cândido’s
R. Barros de Alarcão, 352 – Pedra de Guaratiba. Tel: (21) 2417-2674
Quatro Sete Meia
R. Barros de Alarcão, 476 – Pedra de Guaratiba. Tel: (21) 2417-1716. www.restaurante476.com.br
Restaurante do Bira
Estrada da Vendinha, 68-A – Barra de Guaratiba. Tel: (21) 2410-8304
Tia Palmira
Caminho do Souza, 18 – Barra de Guaratiba. Tel: (21) 2410-8169. www.tiapalmira.com.br
 

 

Cadastre-se e receba nosso informativo

Compre já o livro Roteiros do Estado do Rio de Janeiro